sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Aula 10

Falando mais sobre "Aprovação e Reprovação"

A pesquisa é liderada pelo professor Marcel Crahay, da Universidade de Genebra, e está sendo desenvolvida em diversos países (Bélgica, França, Suíça, Romênia, Bulgária, Finlândia, Itália, Turquia). Seu objetivo é compreender o pensamento dos professores a respeito da reprovação escolar a partir de suas concepções psicopedagógicas sobre aprendizagem, inteligência, avaliação e princípio de justiça. No Brasil, o estudo é realizado pela Coordenação de Desenvolvimento de Pesquisas do Cenpec (http://www.cenpec.org.br/pesquisa).

Um comentário:

  1. O vídeo retrata uma situação que também aflige os educadores brasileiros, a questão da reprovação. Não podemos comparar os níveis de aprendizagem dos alunos dos países europeus participantes da pesquisa com os alunos do nosso país, Primeiramente existe a questão do desenvolvimento, temos que admitir que o Brasil ainda possui muitos aspectos que o coloca em situação de desigualdade em relação aos países da Europa. Periferia é periferia em qualquer parte do mundo, mas, em questão de desigualdades sociais o nosso país está bem a frente dos outros. Infelizmente não temos como oferecer aos nossos alunos (em muitos caos) nem mesmo a alimentação necessária a seu desenvolvimento físico, não oferecemos a infraestrutura mínima para que o alunos possa aprender. Sem material didático adequado, sem ferramentas para dinamizar as aulas e oferecer condições de aprendizagem, a reprovação é a saída mais justa para auxiliar os alunos que "não alcançaram" os objetivos estabelecidos pela escola? Reprovar traz benefícios ao alunos? Quais?

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